O Conselho Técnico da Federação Bahiana de Futebol definiu nesta quarta-feira a fórmula de disputa do Campeonato Baiano de 2013. A competição terá 12 times e quatro fases. A novidade será o fato de que Bahia, Vitória e Feirense só entram na segunda fase do torneio, já que disputam a Copa do Nordeste. Além disso, os dois melhores clubes do interior na primeira fase serão premiados. O primeiro colocado ganha uma vaga no Nordestão de 2014, enquanto o vice leva uma das vagas baianas na Copa do Brasil de 2014.
O campeonato será disputado entre 20 de janeiro e 19 de maio. No total, serão realizados 76 jogos. Em 2012, a competição teve 140 partidas. O presidente Ednaldo Rodrigues explicou que a mudança é uma adequação à Copa do Nordeste.
- A nossa Federação apresenta um campeonato estadual mais enxuto, como exige o calendário nacional. O Baiano, que já teve 140 jogos ou mais, passará a ter 76 jogos. É a adequação necessária para o retorno da Copa do Nordeste ao calendário do futebol brasileiro – disse.
A fórmula é confusa e pode prejudicar os times que disputam o Copa do Nordeste de 2013. Por exemplo, se o Feirense ficar com o título da competição regional no próximo ano, mas não for campeão ou vice do estadual, estará fora da disputa do Nordestão em 2014 – e sem ter tido a chance de conquistar a vaga na primeira fase.
Entenda a fórmula
A primeira fase do Campeonato Baiano será disputada apenas com jogos de ida, entre 20 de janeiro e 10 de março. Nove equipes estarão na disputa (Bahia de Feira, Atlético, Fluminense, Vitória da Conquista, Serrano, Juazeiro, Juazeirense, Botafogo e Jacuipense). Cada equipe disputará oito jogos – quatro em casa e quatro fora em grupo único.
No final da fase classificatória, os cinco melhores colocados avançam. As duas últimas equipes serão rebaixadas para a Segunda Divisão de 2014, enquanto o 6ª e o 7ª colocados são eliminados. Apesar de ser a fase inicial da competição, a federação vai premiar o primeiro com uma vaga na Copa do Nordeste 2014 e o vice com uma vaga na Copa do Brasil 2014.
A segunda fase terá a presença de oito equipes. Além das cinco classificadas na fase anterior, Vitória, Bahia e Feirense entram na disputa. Nesta fase, que será realizada entre 20 de março e 21 de abril, os oito clubes serão divididos em dois novos grupos.
No grupo 2, ficarão Bahia, Feirense, o 2º e 4º colocados da fase de classificação. Já no grupo 3, ficarão Vitória, o 1º, 3º e 5º colocados da fase inicial. A divisão dos grupos foi definida através de sorteio. O sistema de disputa será em jogos de ida e volta, com duelos de grupo contra grupo. A fórmula garante pelo menos dois clássicos Ba-Vi já nesta fase.
A novidade é que a federação já havia reservado a data de 29 de março de 2013 para um Ba-Vi. A data é comemorativa ao aniversário da cidade de Salvador e foi escolhida para a inauguração da Arena Fonte Nova, que terá o clássico como jogo inaugural.
A terceira fase será disputada no formato de semifinal pelos dois primeiros colocados de cada grupo. O 1º do grupo 2 enfrenta o 2º do grupo 3 e o 1º do grupo 3 o 2º do grupo 2. Os confrontos serão de ida e volta. Os vencedores dos duelos farão a final do Baianão 2013 em dois jogos, marcados para os dias 12 e 19 de maio, e os dois eliminados disputarão o terceiro lugar.
O campeão do Baianão 2013 terá presença garantida na Copa do Brasil e Copa do Nordeste, e o vice-campeão na Copa do Nordeste. Os seis primeiros colocados na classificação geral terão direito de disputar a Copa Governador do Estado, competição que continuará valendo a terceira vaga da Bahia na Copa do Brasil, e o clube de melhor campanha a partir da segunda fase, que não seja integrante das Séries A e B do Brasileirão, será a representante baiana na Série D .
Baianão 2013 Sub-20
O presidente da FPF, Evandro Carvalho, debateu os assuntos da realização e organização do evento de 2013 com representantes de quinze clubes participantes. Entre eles, estava o presidente do Esporte Clube Vitória, Alexi Portela, que ressaltou o ano de sucesso da Liga de Futebol do Nordeste, com a chancela da CBF para a competição nordestina.
O representante do Esporte Interativo, Bernardo Ramalho, informou que todos os clubes receberão uma cota por jogo, independentemente da renda em campo, com valor superior ao destinado para clubes disputantes da Série B do Campeonato Brasileiro. Também foi informada a existência de uma cota fixa para os clubes, que será distribuída durante a competição.
10/12/2012 POSTADO ás 21:50
Blog: www.marquinhosserrolandia.com
e-mail / Msn: marquinhoserrolandia@live.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário